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Sistema de Monitoramento Operacional de Estações de Tratamento de Esgotos
12 de Agosto de 2015 - Quarta-feira - 17:32

Na busca permanente pelo aperfeiçoamento da qualidade e indicadores de eficiência na prestação de serviços aos seus Clientes, a LOG Engenharia desenvolveu e está implantando o SMO - Sistema de Monitoramento Operacional das Estações de Tratamento de Esgotos. Este sistema têm por objetivo a informatização de dados operacionais anotados pelos colaboboradores nas 32 ETE’s instaladas em 26 cidades em dois Estados da Federação, melhorando o controle e reduzindo o tempo de resposta em decisões técnicas para melhorias operacionais. 


Objetivos da Implantação do SMO:

O SMO possibilita o monitoramento pela Área de Coordenação Operacional, situada na Sede da LOG Engenharia em Campo Grande, controlando e monitorando todos os parâmetros operacionais em tempo real, conforme exposto a seguir:



  1. Todas atividades são executadas pelos Operadores de ETE’s dentro das rotinas determinadas pelas Instruções de Trabalho, Certificadas pela ISO 9001, para cada Estação de Tratamento de Esgotos operadas pela LOG Engenharia;

  2. Acompanhamento e avaliação permanente dos Indicadores de Qualidade do Tratamento realizados em cada Unidade operada, no exato momento em que este evento está acontecendo;

  3. Notificação direta e automática à Coordenação Operacional de evento que tenha ocorrido na Unidade de Tratamento, tais como quebra de equipamento, falta de energia, etc..., com registro inclusive no sistema de quais providências foram tomadas pela Coordenação e quais resultados alcançados em decorrência da ação tomada;

  4. Documentação automática de todas as evidências comprobatórias das atividades executadas, conforme exigência da ISO 9001, incluindo coordenadas, data, hora e responsável de cada informação, inseridas diretamente dentro das rotinas normais de trabalho, sem necessidade de nenhum retrabalho em digitação de outros controles ou relatórios gerenciais.


Estruturação do SMO:

Utilizando-se de Tablet’s com configuração apropriada para digitação das informações pelos Operadores de ETE, o SMO foi estruturado para facilitar ao máximo a sua utilização. Para cerca de 40 Instruções de Rotina de Trabalho em cada ETE, foram agrupadas no Menu Principal de forma a garantir o melhor acesso a cada grupo funcional de informações, em acordo com as características das rotinas e dados a serem registrados.




Figura 1: Tela menu do tablet.


Gestão de Qualidade com o SMO:

A Área de Coordenação Operacional visualiza a qualquer momento em tempo real, as informações digitadas pelos operadores de ETE em cada localidade operada pela LOG Engenharia, dentro do modelo similar ao formulário em papel da PCO – Planilha de Controle Operacional.

O sistema apresenta críticas automáticas das informações digitadas pelos operadores, acusando, com destaque na tela, caso haja algum valor fora do parâmetro de máximo e mínimo estabelecido para aquele indicador. O SMO aumenta a confiabilidade das anotações e os resultados das coletas de rotinas, uma vez que o operador tem até 20 minutos para digitar os resultados obtidos nas analises básicas de cada ETE.




Figura 2: Planilha de controle com dados preenchidos em 24 horas.


Um recurso muito útil para Controle de Qualidade é a verificação, ao se clicar no cabeçalho de qualquer parâmetro, do Gráfico de Desempenho desse parâmetro nas últimas 24 horas, podendo ainda ser comparada com sua média histórica, simplificando a identificação de desvios que ultrapassem os limites normativos e legais, e se serão necessárias ações corretivas para sua normalização.



Figura 3: Gráfico de vazão nas últimas 24 horas.


O SMO gera automaticamente os relatórios de desempenho da operação das ETE’s enviados todos os meses aos Clientes, a partir das informações digitadas e auditadas naturalmente nas rotinas de trabalho de operação.



Figura 4: Gráfico de eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto.



O Sistema de Monitoramento Operacional das Estações de Tratamento de Esgotos operadas pela LOG Engenharia é uma ferramenta inovadora e extremamente versátil que estabelece melhorias e agilidade nos padrões de eficiência, segurança e rapidez na Gestão de Qualidade ISO 9001 praticadas pela Empresa.



Figura 5: Treinamento realizado com os operadores na ETE de Bonito-MS.